quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Segundas Intenções de Alguns


Segundas Intenções de Alguns

Gostaríamos de pensar que aqueles que se recusam a se curvar a uma ação de assembleia são honestamente enganados quanto a esses princípios de reunião, mas às vezes é porque as pessoas têm segundas intenções. Devemos nos lembrar de que “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso” (Jr 17:9). Além disso, “o que confia no seu próprio coração é insensato” (Pv 28:26). Podem existir razões ocultas em nosso coração que sequer detectamos. Parece ser este o caso de Absalão. Quando seu irmão Amnom cometeu incesto no reino, a lei levítica determinava que ele devia ser morto (Lv 18:9, 29). Vendo que o rei Davi nada fez[1], Absalão decidiu tomar a questão em suas próprias mãos e liderou um grupo de homens para matar Amnom. Para os simples e “que nada sabiam daquele negócio” (Rm 16:18; 2 Sm 15:11) esse ato de ódio talvez tenha sido visto como um ato de justiça, retidão e piedade. Aos olhos deles Absalão provavelmente parecia ser um homem fiel agindo em favor da glória de Deus, e não poupando sequer seu próprio meio-irmão. Mas Absalão não se importava nem um pouco com a glória de Deus e nem tinha aversão por aquele pecado, e isso acabou ficando claro quando também cometeu incesto com as concubinas de seu pai – dez vezes mais que Amnom (2 Sm 15:16, 16:22). Além do ódio natural de Absalão pelo que Amnom fizera à sua irmã Tamar, havia uma razão mais profunda para querer matá-lo, era sua sede de poder. Ele queria reinar no trono de Israel, e seu irmão Amnom, que era mais velho e o primeiro na sucessão ao trono, precisava ser eliminado. O pecado de Amnom foi apenas a desculpa para tirá-lo de cena. Do mesmo modo, nas questões relacionadas à assembleia, alguns podem ser levados por outros motivos na hora de escolher de que lado querem ficar em relação a alguma decisão.
Há quem chegue a agir de forma contrária ao próprio bom senso. Quando você olha para a situação na superfície, pode se espantar com a posição assumida por este em relação a uma determinada questão. Porém, mais tarde pode vir à tona o fato de existir nele um espírito não perdoador contra a pessoa em questão, que ele estava ocultando, talvez há anos, e que nunca foi julgado. E quando aquela pessoa contra a qual esse nutria maus sentimentos vinha a ser acusada de alguma falha, aquela raiz de amargura acabava brotando e ele assumia uma posição contrária à pessoa. Um exemplo disso é visto em Aitofel (2 Sm 15:12). Ele era o avô de Bate-Seba e, apesar de não ter demonstrado, nunca se convenceu de que Davi tinha recebido a punição merecida por seu adultério e pelo assassinato do marido de Bate-Seba (2 Sm 11). Quando uma rebelião dentro do reino ameaçou o trono de Davi, aquele abominável espírito que existia em Aitofel veio à tona e ele se posicionou contra Davi. Ao ler a história daquela revolta você pode ficar sem entender como Aitofel poderia tomar tal posição, mas a razão era que ele nunca tinha julgado seu espirito não perdoador contra Davi.




[1] N. do A.: A versão da Septuaginta acrescenta: “... mas o castigou não porque ele era seu primogênito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, ...