sábado, 28 de dezembro de 2019

O Desejo do Senhor por uma Unidade Visível no Corpo


O Desejo do Senhor por uma Unidade Visível no Corpo

Sabemos pela Palavra de Deus que o desejo do Senhor era que “Ele reunisse em um os filhos de Deus que estavam dispersos” (JND), para que existisse “um rebanho e um Pastor” (Jo 11:51-52, 10:16). Antes de ir à cruz Ele orou para isso, dizendo: “Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam um, assim como Nós”. E também: “Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (Jo 17:11, 21). Embora estes versículos no evangelho de João não falem diretamente da verdade da unidade do corpo de Cristo, mas sim da unidade na família de Deus, eles mostram claramente que o desejo do Senhor para o Seu povo é que todos fossem encontrados juntos em uma unidade visível sobre a Terra.
Inicialmente o Senhor revelou em Mateus 18:20 os Seus pensamentos de uma unidade prática e manifesta no Seu povo, quando disse: “Pois onde dois ou  três são colocados juntos para o Meu nome, aí estou Eu no meio deles” (JND). Observe que Ele não queria que Seu povo fosse apenas “reunido” para onde Ele estava no meio, mas “colocados juntos”. Quando o Senhor disse “juntos”, ele estava aludindo a algo que era muito precioso para Seu coração – que a comunhão prática entre os santos seria uma. Ele desejava que todos, de qualquer parte da Terra, a quem o Espírito de Deus reunisse em Seu Nome, fossem “colocados juntos”. Ele não poderia ter pensado que todos deveriam estar reunidos em um único local geograficamente (como foi no judaísmo – em Jerusalém), mas que eles agiriam juntos nas várias localidades onde o Espírito os reuniu, de modo a dar uma expressão universal ao fato de que são um. Embora Ele não dissesse mais nada sobre isso naquela época, Seu desejo pela assembleia desde o início era que houvesse uma comunhão universal dos santos.
Mas alguém poderá pensar que estamos enxergando nas palavras “colocados juntos” mais do que elas realmente querem dizer, e isto é verdade, pois se tivéssemos apenas o versículo de Mateus 18:20 sobre o assunto de reunir não teríamos base para tais afirmações. Mas quando interpretamos esta passagem à luz do completo teor da revelação Cristã contido no livro de Atos e nas epístolas, podemos ver que o Senhor estava indicando a verdade da unidade da Igreja. Em Mateus 18 ela é apenas sugerida, pois os discípulos ainda não tinham o Espírito e seriam incapazes de entendê-la (Jo 14:25-26, 16:12). O Senhor fez o mesmo em diversas ocasiões de Seu ministério, dando apenas a semente da verdade e deixando que ela fosse desenvolvida por intermédio dos apóstolos depois da vinda do Espírito.
Além disso, aprendemos de João 10:16 que Ele não queria que o Seu povo fosse encontrado em rebanhos distintos e independentes, mas que existisse “um rebanho”, não importando em que lugar da Terra os santos estivessem espalhados. Haveria muitas assembleias, mas um único rebanho. Mais uma vez isto aponta para o fato de que deveria existir só uma comunhão universal de santos sobre a Terra. Não era a intenção de Deus que a comunhão fosse apenas local, confinada a um único grupo de crentes em uma cidade ou aldeia. À medida que o evangelho alcançasse muitas regiões e muitos fossem convertidos, haveria naturalmente muitas assembleias espalhadas pelo mundo, mas o Senhor queria que elas ainda assim continuassem a ser uma única comunhão e um único testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, ...