segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

A Ordem na Assembleia


A Ordem na Assembleia

Quando observamos mais de perto a epístola aos Coríntios, vemos esta verdade apresentada nas circunstâncias práticas da vida da assembleia. Vemos que Paulo procurava manter a uniformidade de doutrina e prática nas assembleias em todo o mundo (1 Co 1:2, 4:17, 7:17, 11:16, 14:33-34, 16:1). Sua grande preocupação era que todas as assembleias andassem juntas, e assim tivessem um único e singular testemunho perante o mundo. Quando olhamos para a Igreja primitiva vemos essa unidade na prática.
Havia uma só comunhão estabelecida por Deus, à qual todos os crentes eram chamados – “à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1 Co 1:9), independentemente de onde estivessem na Terra. A Igreja primitiva perseverava nessa comunhão (At 2:42). Eles não buscavam outra comunhão (At 4:23).
Havia também apenas um conjunto de membros para todos os santos universalmente (globalmente) – os membros do corpo de Cristo. Paulo podia dizer: “Pois, assim como o corpo [humano] é um e tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, sendo muitos, são um corpo, assim também é o Cristo[1] (JND) – o corpo místico de Cristo (1 Co 12:12). A Escritura desconhece qualquer outro conjunto de membros que não seja o de membros do corpo de Cristo. Não existe na Escritura algo como ser membro de uma assembleia local, ainda que às vezes escutemos pessoas dizendo coisas como “Todos os membros desta assembleia [local]...”.
Havia um padrão de doutrina e prática para todas as assembleias. Paulo dizia: ... como por toda a parte ensino em cada igreja” (1 Co 4:17).
Havia um padrão de conduta comum a todos, independentemente da cultura. Paulo dizia: “É o que ordeno em todas as igrejas” (1 Co 7:17).
Havia uma prática comum de repelo conhecer a cabeça na oração ou profecia, expressada pelo uso de coberturas para cabeça. Neste sentido Paulo podia dizer, “Não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”. Eles não tinham tal ideia ou costume de que pessoas fariam de outra forma (1 Co 11:16).
Havia uma ordem para o ministério nas assembleias. O Espírito de Deus estava no meio usando os dons que existiam em cada assembleia local para a edificação de todos. Paulo, após apresentar esta ordem, disse: “Como em todas as igrejas dos santos” (1 Co 14:33).
Havia um uso comum dos fundos acumulados em suas coletas voltado para o interesse de Cristo e do Seu corpo. Paulo repetia: “fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas” (1 Co 16:1). Andando juntos em uma só comunhão, eles reconheciam as necessidades uns dos outros e buscavam supri-las de uma forma universal (1 Co 16:3; Rm 15:25-26).


[1] N. do A.: O termo “o Cristo” (JND) geralmente se refere à união da Cabeça no céu com os membros do corpo na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, ...