A União Com Cristo e a Unidade no Corpo
Como consequência da
formação do corpo de Cristo pelo batismo do Espírito existe uma união e
também uma unidade. Há uma diferença entre os dois termos.
União
é aquilo que existe como consequência do Espírito de Deus ter descido do céu
conectando os membros do corpo na Terra a Cristo, a Cabeça, no céu (1 Co
12:12-13). As Escrituras não falam de união com Cristo em Sua deidade antes de
Sua encarnação. Tampouco falam de união com Ele em Sua Humanidade antes de ter ido
para a cruz. E as Escrituras nunca falam de união com Cristo em Sua morte. Não
poderia haver união até que Cristo ressuscitasse de entre os mortos e subisse
às alturas e enviasse o Espírito de Deus a este mundo para formar a Igreja. Não
poderia ter existido o corpo sem antes a Cabeça estar no céu. Isso exigia que
Cristo morresse, ressuscitasse e subisse às alturas. Após ressuscitar de entre
os mortos o Senhor assoprou sobre os discípulos dizendo, “Recebei Espírito
Santo”[1]
(Jo 20:22 – JND). Ao fazer isso o Senhor ligou os Seus Consigo em ressurreição,
comunicando-lhes vida ressurreta – vida eterna. Mas foi só depois de Ele ter subido
às alturas e enviado o Espírito que eles foram introduzidos naquela união com
Ele. Tampouco devemos pensar que essa união com Cristo existe meramente em
nossa fé; ela existe pela real presença do Espírito Santo habitando em nós[2]. O
Espírito desceu para unir aquele grupo de crentes ao Homem Cristo Jesus em
glória.
Unidade,
por outro lado, é o que existe entre os membros pela presença do Espírito
habitando neles. Não somos exatamente chamados a fazer “a unidade do
Espírito”, mas a “guardar a unidade do Espírito” (Ef 4:3). À medida
que os santos buscam “guardar a unidade do Espírito” num sentido prático,
uma maravilhosa harmonia existirá entre os membros e resultará em um poderoso
testemunho para o mundo (Jo 13:35, 17:21). Vemos esta unidade prática
expressada na Igreja primitiva (At 2:44, 4:32).
[1]
N. do T.: F. B. Hole, comentando sobre João 20, diz: “... Ele (o Senhor
Jesus Cristo) soprou sobre – ou, mais corretamente, para – eles e disse:
‘Recebei Espírito Santo’ (JND), pois
o artigo definido ‘o’ está ausente no original. Devemos observar a conexão entre
isso e o que é registrado quanto à criação de Adão em Gênesis 2:7. Quanto ao seu
corpo, Adão foi formado do pó da terra, mas a parte espiritual dele veio a existir
pelo Senhor Deus, soprando em suas narinas o fôlego de vida, e assim ele foi feito
uma alma vivente. Ora, nosso Senhor, que é o último Adão, é um espírito vivificante
ou doador de vida, como lemos em 1 Coríntios 15:45, e aqui vemos Ele soprando para
Seus discípulos Sua própria vida ressuscitada. Mas sendo assim, por que Ele disse:
‘Recebei Espírito Santo’? Porque a Sua
própria vida como o Homem ressuscitado é na energia do Espírito Santo. Ele foi ‘morto na carne, mas vivificado no Espírito’
(1 Pe 3:18 – TB). No dia de Pentecostes, como registrado em Atos 2, os discípulos
realmente receberam o Espírito Santo, como uma Pessoa divina habitando o
próprio corpo deles, mas aqui temos algo preliminar a isso. No mesmo dia em que
Jesus entrou em Sua vida ressuscitada, conforme vivificado pelo Espírito de Deus,
Ele a comunicou aos seus.” (New Testament
Commentary on Matthew)
[2] W. T. P. Wolston, “The Church.
What is it?” pág. 109.
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