sábado, 28 de dezembro de 2019

A União Com Cristo e a Unidade no Corpo


A União Com Cristo e a Unidade no Corpo

Como consequência da formação do corpo de Cristo pelo batismo do Espírito existe uma união e também uma unidade. Há uma diferença entre os dois termos.
União é aquilo que existe como consequência do Espírito de Deus ter descido do céu conectando os membros do corpo na Terra a Cristo, a Cabeça, no céu (1 Co 12:12-13). As Escrituras não falam de união com Cristo em Sua deidade antes de Sua encarnação. Tampouco falam de união com Ele em Sua Humanidade antes de ter ido para a cruz. E as Escrituras nunca falam de união com Cristo em Sua morte. Não poderia haver união até que Cristo ressuscitasse de entre os mortos e subisse às alturas e enviasse o Espírito de Deus a este mundo para formar a Igreja. Não poderia ter existido o corpo sem antes a Cabeça estar no céu. Isso exigia que Cristo morresse, ressuscitasse e subisse às alturas. Após ressuscitar de entre os mortos o Senhor assoprou sobre os discípulos dizendo, “Recebei Espírito Santo”[1] (Jo 20:22 – JND). Ao fazer isso o Senhor ligou os Seus Consigo em ressurreição, comunicando-lhes vida ressurreta – vida eterna. Mas foi só depois de Ele ter subido às alturas e enviado o Espírito que eles foram introduzidos naquela união com Ele. Tampouco devemos pensar que essa união com Cristo existe meramente em nossa fé; ela existe pela real presença do Espírito Santo habitando em nós[2]. O Espírito desceu para unir aquele grupo de crentes ao Homem Cristo Jesus em glória.
Unidade, por outro lado, é o que existe entre os membros pela presença do Espírito habitando neles. Não somos exatamente chamados a fazer “a unidade do Espírito”, mas a “guardar a unidade do Espírito” (Ef 4:3). À medida que os santos buscam “guardar a unidade do Espírito” num sentido prático, uma maravilhosa harmonia existirá entre os membros e resultará em um poderoso testemunho para o mundo (Jo 13:35, 17:21). Vemos esta unidade prática expressada na Igreja primitiva (At 2:44, 4:32).




[1] N. do T.: F. B. Hole, comentando sobre João 20, diz: “... Ele (o Senhor Jesus Cristo) soprou sobre – ou, mais corretamente, para – eles e disse: ‘Recebei Espírito Santo’ (JND), pois o artigo definido ‘o’ está ausente no original. Devemos observar a conexão entre isso e o que é registrado quanto à criação de Adão em Gênesis 2:7. Quanto ao seu corpo, Adão foi formado do pó da terra, mas a parte espiritual dele veio a existir pelo Senhor Deus, soprando em suas narinas o fôlego de vida, e assim ele foi feito uma alma vivente. Ora, nosso Senhor, que é o último Adão, é um espírito vivificante ou doador de vida, como lemos em 1 Coríntios 15:45, e aqui vemos Ele soprando para Seus discípulos Sua própria vida ressuscitada. Mas sendo assim, por que Ele disse: ‘Recebei Espírito Santo’? Porque a Sua própria vida como o Homem ressuscitado é na energia do Espírito Santo. Ele foi ‘morto na carne, mas vivificado no Espírito’ (1 Pe 3:18 – TB). No dia de Pentecostes, como registrado em Atos 2, os discípulos realmente receberam o Espírito Santo, como uma Pessoa divina habitando o próprio corpo deles, mas aqui temos algo preliminar a isso. No mesmo dia em que Jesus entrou em Sua vida ressuscitada, conforme vivificado pelo Espírito de Deus, Ele a comunicou aos seus.” (New Testament Commentary on Matthew)

[2] W. T. P. Wolston, “The Church. What is it?” pág. 109.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, ...