terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Os Caminhos de Deus com os Judeus na Tribulação


Os Caminhos de Deus com os Judeus na Tribulação

Quando olhamos as Escrituras proféticas, descobrimos que o Senhor irá tratar com os judeus uma vez mais exatamente sobre este mesmo princípio. No período da tribulação a massa da nação irá fazer um concerto com a besta e aceitará a idolatria que ela e o anticristo irão introduzir. Como resultado disso, a nação será totalmente corrompida (Jo 5:43; Mt 12:43 -45). Quando a massa de judeus afundar em idolatria, o Senhor não irá Se identificar abertamente com a nação em sua ímpia aliança (Is 18:4). A razão de Ele com a nação dessa forma é exatamente a mesma como foi da história anterior de Israel e também da Igreja – identificar-Se com Israel passaria ao mundo uma ideia errada do verdadeiro caráter de Jeová. Em lugar disso, Ele separará um remanescente e abandonará a massa do povo à idolatria que eles desejam (Sl 106:15). Durante todo aquele tempo Deus irá manter um testemunho remanescente em meio à grande apostasia. “E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos. Liga o testemunho, sela a lei entre os Meus discípulos” (Is 8:11-18, 10:21-22, 11:11; Jl 2:32, 3:1-2; Mq 4:7; Sf 3:13).
Isso é simbolicamente representado em Apocalipse 11:1-2, onde fala da medição do “templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram”. A medição destas três coisas significa a presença de Deus e o privilégio que alguns – os que fazem parte do remanescente judeu – têm de se aproximar d’Ele. Assim como na ordem mosaica, onde apenas uma certa classe entre o povo teve acesso à presença de Deus no templo, também nos dias vindouros a apenas um remanescente será concedido acesso a Deus. Isto não significa que o remanescente irá entrar literalmente no templo que os judeus possuirão durante a grande tribulação. O templo terá sido profanado pela presença da imagem da besta, e a adoração a Jeová será proibida. Ao remanescente, porém, será garantido um acesso espiritual à presença de Deus em oração onde quer que esteja escondido. Trata-se de algo providencial que é garantido ao remanescente naquele momento difícil (1 Rs 8:37-40). Isto está representado no segundo livro dos Salmos (Sl 42-72), onde são mostradas suas orações e exercícios nessa ocasião, quando não podem entrar no templo para orar. Mas note que existe uma quarta coisa – “o átrio” (Ap 11:2a), que é a grande massa de judeus professos da nação, que não é medido. “Porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses” (Ap 11:2b). Isto significa que o “átrio”, a massa de judeus incrédulos, não estará sob o cuidado divino do modo como estará o remanescente. Ao invés disso, a massa dos judeus será entregue ao controle dos gentios – a besta – por 42 meses, que é o período da grande tribulação. Apesar de parecer que o Senhor desistiu de Seu povo professo, Ele na verdade tratará com um remanescente e cumprirá neste os Seus propósitos para a nação no que diz respeito ao Seu Reino sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, ...