segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

A Ruína do Testemunho Cristão


A Ruína do Testemunho Cristão

Vivemos numa época realmente triste, quando vemos cada um fazendo “o que parece reto aos seus olhos” (Jz 21:25). É evidente que o corpo não está “retendo a Cabeça” (Cl 2:19 – AIBB). O Dr. W. T. P. Wolston compara a situação atual entre os membros do corpo de Cristo a uma enfermidade chamada “coreia” (Doença de Huntington), que pode afligir o corpo humano fazendo com que todos os músculos se movimentem, porém sem controle e independentes da vontade do cérebro. Ele comenta: “Creio que a Igreja de Deus nos dias de hoje tenha contraído esse tipo de doença. Os membros estão todos fazendo sua própria vontade”.
No Novo Testamento há três mulheres que ilustram o avanço da corrupção eclesiástica na igreja professa. A primeira é a mulher em Mateus 13, que tomou o fermento e o introduziu em três medidas de farinha, até que toda a massa ficou levedada. Isso assinala a introdução, na massa sem fermento dos Cristãos, de alguns princípios e práticas corruptoras já nos primeiros dias da Igreja. A segunda mulher em Apocalipse 2:20, “Jezabel, mulher que se diz profetisa”, representa o desenvolvimento do mal sob o sistema do catolicismo na idade média. A terceira é “a grande prostituta” em Apocalipse 17, que representa a falsa igreja em seu último estágio, após o Senhor ter tirado deste cenário os verdadeiros crentes no Arrebatamento. A influência papal continua ali, mas ela terá atraído todas as outras denominações chamadas Cristãs sob o seu organizado poder corruptor. Também vemos naquele capítulo o fim da profissão Cristã, tombando sob o juízo de Deus executado pelas mãos dos dez reis que ela controlou durante a primeira metade dos 7 anos da tribulação. Aprendemos que nos últimos tempos da jornada da Igreja na Terra haveria um grande abandono da “fé que uma vez foi dada aos santos” (1 Tm 4:1, At 20:29-30, Jd 3-4). Todas as “segundas epístolas” atestam esse abandono na profissão Cristã.
  • A segunda epístola à assembleia de Éfeso descreve o abandono do primeiro amor (Ap 2:1-7).
  • A segunda epístola aos Tessalonicenses trata do abandono da esperança da vinda do Senhor.
  • A segunda epístola de João aborda o abandono da doutrina de Cristo como algo muito sério.
  • A segunda epístola de Pedro considera o abandono da piedade prática.
  • A segunda epístola aos Coríntios trata do abandono da autoridade apostólica conforme é encontrada na Escritura.
  • Finalmente, a segunda epístola a Timóteo trata do abandono da ordem na casa de Deus. 

Portanto, é certo que não podemos colocar em prática esta grande verdade do um só corpo com todos os seus membros. A maioria não se preocupa com esta verdade. Todavia, Deus previu que os últimos dias seriam difíceis e fez uma ampla provisão para nós. Se tivermos um coração exercitado, Deus irá nos guiar nesse caminho. “Aos justos nasce luz nas trevas; Ele é piedoso, misericordioso e justo” (Sl 112:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, ...