quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A Unanimidade não é Necessária nas Decisões da Assembleia


A Unanimidade não é Necessária nas Decisões da Assembleia

Embora a assembleia local deva tentar alcançar a consciência de todos nessa assembleia, ao tomar uma decisão de “ligar”, a Escritura não exige que todos numa assembleia precisem estar satisfeitos antes que ela possa ser considerada uma decisão genuína. Nestes últimos dias, quando a vontade do homem mais do que nunca tem procurado se impor na igreja, não podemos esperar que haja unanimidade nos julgamentos da assembleia. Tal foi a situação em Corinto. Em 2 Coríntios 2:5 lemos: “Mas se alguém tem causado tristeza, tem causado tristeza não a mim, porém em parte... a todos vós.” (TB sem o que está entre parênteses, como na versão JND). Aparentemente alguns dentre os coríntios não se sentiam entristecidos com o pecado que havia em seu meio. Mesmo assim a assembleia levou adiante sua ação para a glória de Deus. O apóstolo Paulo usou as palavras “em parte” de modo similar quando se referiu a uma facção que havia entre os coríntios. Ele disse: “Como também em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus” (2 Co 1:14). Isso ocorreu porque nem todos em Corinto o reconheciam como um apóstolo enviado por Deus.
Os capítulos 20 e 21 do livro de Juízes ilustram este ponto. Quando o mal precisou ser julgado em Israel, ali diz que todos os filhos de Israel saíram, e a congregação se ajuntou, como se fora um só homem” (Jz 20:1). Todavia, os homens de Jabes-Gileade não se juntaram a seus irmãos para tratar daquele assunto (Jz 21:9). Aparentemente eles não estavam exercitados a respeito do assunto, mas isso não impediu que o Espírito de Deus declarasse que “todos” em Israel estavam tratando daquele mal (Jz 20:1, 26). Isto ilustra, em figura, que a unanimidade não é necessária em decisões de ligar da assembleia. Afinal, em uma situação de heresia dificilmente se conseguiria a aprovação daquele que estivesse sendo julgado pela assembleia, e provavelmente tampouco de sua família e simpatizantes, portanto é normal que não haja unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, ...